quinta-feira, 29 de maio de 2014



O RECANTO DOS PÁSSAROS

No trajeto que fiz hoje durante minha caminhada matutina pude observar uma grande extensão de terra de propriedade do governo, destas que estão protegidas por lei. Área de preservação natural é o nome que se dá. Pois bem, muitas vezes estas terras ficam ao “Deus dará” e como é bem próxima a um bairro novo que circunda o local que resido, os moradores cuidam de alguns trechos.
Um deles é o Recanto dos Pássaros, um lugarzinho bucólico.
Fico feliz de ver que muitos terrenos estão sendo cuidados pelas pessoas como se lhes pertencesse. Alguns fazem jardins, com bancos e tudo o mais. Outros fazem horta e plantam um pouco de tudo. As pessoas cercam estes terrenos como podem e muitos deles estão apenas protegidos com cerca viva.
Aprovo absolutamente isso, porque a terra está sendo cuidada por pessoas amorosas que fazem verdadeiros jardins onde antes só tinha mato. 
Pena que existam ainda tantos trechos abandonados e muito lixo e entulho é jogado. Tantas vezes botam fogo e dá pena de se ver.
O tal recanto é lindo. Todo cheio de flores e bebedouros para colibris, além de várias vasilhas com alimentos para pássaros de diversos tipos. Há também alguns tanques para que as aves venham se banhar e beber.
Hoje havia uma quantidade enorme de maritacas e rolinhas, mas também vi um casal de joão-de-barro por ali e um sabiá.
O local é muito frequentado pelos pássaros, me contou um senhor que também os admirava. Diz que ao entardecer é uma folia gostosa.
Trepadeiras sobem pelas árvores e a impressão que temos é que foi um paisagista que criou aquele ambiente. Mas me afirmou o tal senhor que foram três famílias de moradores vizinhos que o formaram.
Ele apontou as casas e vi que nos terrenos pequenos delas não havia sobrado espaço para um jardim e eles o criaram numa terra que não lhe pertence, mas que podem usufruir.
Admirável e digno de se tomar como modelo o gesto deles, não acham?
Num bairro bem distante do meu vi uma praça lindíssima, toda florida; as árvores com seus troncos cobertos de orquídeas, os gramados aparados e canteiros bem feitos. Conversando com uma pessoa que mora por ali fiquei sabendo que foram os moradores que a fizeram.
Sei que a responsabilidade de se cuidar destas áreas é das autoridades, mas em vez de ficarem com trechos abandonados muitos tomam a iniciativa e embelezam o próprio bairro.
Acho válido, porque tantas pessoas já aposentadas e com tempo de sobra gostam de se dedicar à jardinagem e curtir as coisas simples da vida.
Sempre tive um sonho de ver a cidade onde resido sendo arborizada com árvores frutíferas. Fico imaginando a maravilha que seria.
Algumas pessoas comentam comigo que elas seriam destruídas pelos vândalos, mas creio que isto seja possível sim. Os pássaros adorariam e as pessoas famintas teriam sempre alguma fruta pra comer, porque uma ou outra estaria no seu tempo. 
Bem, não vou me estender mais, mas creio que poderiam existir muitos e muitos recanto de pássaros por toda a cidade. Teríamos uma cidade mais agradável de se viver.

sonia delsin

Nenhum comentário:

Postar um comentário